quinta-feira, 26 de março de 2009

O conhecimento histórico



Como todas as ciências, a História tem especificidades, trabalha com formas de raciocínio próprias a ela, tem limites e exigências.Uma dificuldade encontrada quando falamos de nossos estudos é estabelecer a diferença entre o trabalho historiográfico sobre um determinado tema e o simples juízo de valor.
Por exemplo, quando abordamos o preconceito racial, todos nós temos uma opinião e determinadas atitudes a esse respeito.Alguns condenam a discriminação; há ainda os que afirmam ser o preconceito pura injustiça.Trata-se apenas de opiniões sobre o assunto.
Outra coisa, e bem diferente, é analisar historicamente o racismo, pesquisar suas origens, a quem ele serviu ou ainda serve, quais interesses estão por trás de uma teoria racista e em que contexto ela foi elaborada.
Eis a diferença! Não se trata apenas de opinar ou julgar quem está certo ou errado.O trabalho do historiador é localizar e compreender historicamente cada acontecimento, tentar entender por que as pessoas de determinada época agiam desta ou daquela maneira e, finalmente, contribuir para formação de valores e de uma visão de mundo mais crítica e abrangente.





Nenhum comentário: