segunda-feira, 19 de julho de 2010

Minha querida bilheteria

Antigamente, ir ao cinema ia muito além de um simples programa cultural. Após algumas horas de sessão, tinha-se outras tantas para  discutir a essência da película, os supostos argumentos utilizados pelo diretor para abordar um determinado tema, muitas vezes denso e profundo. Era um exercício de conhecimento de si mesmo e das mazelas da sociedade.
Hoje, basta olharmos o jornal para percebermos que as opções nas salas de cinema estão restritas a filmes de ação ou de jovens vampiros. O cinema apela definitivamente para os blockbusters, ou seja, a única finalidade deste meio de comunicação é a busca por bilheteria.
O cinema nacional também sofre deste mal, uma vez que busca aproximar o cinema da televisão para atrair espectadores ou foca suas produções em filmes policiais com grande apelo para a violência.É o cinema pós Tropa de Elite.
Dificilmente, uma película com apelo mais profundo estará disponível em grandes salas de cinema. Até mesmo os filmes americanos ganhadores de Oscar que tem esta proposta estão encontrando dificuldade para ter seu lugar ao sol.
Tempos vazios em salas lotadas!!!

Nenhum comentário: