quarta-feira, 1 de abril de 2009

Bye, bye Brasil


O filme Bye, bye Brasil de Cacá Diegues completa 30 anos este ano.Considero este filme como um dos mais emblemáticos filmes já produzidos e muito adequado para a época em que foi rodado (período de agonia da censura no cinema brasileiro).

A película conta a história de artistas mambembes que perambulam pelo interior do Brasil em busca de espectadores que ainda não haviam sido sugados pela diversão televisiva (segundo os personagens principais cidades que ainda não tinham "espinhas de peixe",numa alusão às antenas de televisão).Temos aqui um quadro de um país miserável, analfabeto e decadente muito antes desta imagem ser retratada em Central do Brasil (1998).

A história gira em torno Lorde Cigano e Salomé, protagonizados por José Wilker e Beth Faria que dão um show de interpretação teatral. São personagens densos e caricaturais. Se juntam a eles os nordestinos Ciço e Dasdô (Fábio Jr e Zaira Zambelli).

Boa parte do filme se passa na Transamazônica, numa referência ao país grande,excludente e exótico que vivemos. Para fechar com chave de ouro a trilha sonora é assinada por Chico Buarque.

Para quem gosta de cinema nacional é um filme obrigatório!!!

Nenhum comentário: